Pontuação do Projeto
6483b2a51cb8e - Técnicos Administrativos/Docentes/Pessoa física com vínculo à UFSM
AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV) DE MATERIAIS
MARCOS ALBERTO OSS VAGHETTI
O estudo do Ciclo de Vida de materiais está em evidência nas pesquisas, especialmente devido às questões ambientais, pois o reaproveitamento/reciclagem de um material oferece, em uma economia circular, melhor eficiência nas indústrias, uma vez que economiza massa/energia e também a extração de recursos da natureza. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) confere uma técnica para quantificar os possíveis impactos ambientais causados como resultado da fabricação e utilização de um determinado material. O curso tem o objetivo de desenvolver uma formação crítica e reflexiva no estudante de nível médio e superior para o estudo do Ciclo de Vida de materiais com a técnica da ACV, conferindo saberes para as questões ambientais. Entende-se por ciclo de vida uma maneira de acompanhar o caminho percorrido por um produto ou material desde a extração da matéria prima da natureza até seu uso e descarte. Para esse ciclo de vida, que compreende todas as etapas de produção e uso do material, é necessário, tanto para as pessoas envolvidas no ambiente construído ou em qualquer outra atividade que o utilize, conhecer a sua importância de comprometimento com relação às emissões de poluentes na natureza como também a sua vida útil (período no qual um material ou produto novo pode ser considerado útil e proveitoso às suas atividades). Um material pode apresentar diversos impactos ambientais, dependendo do fluxo de matéria e energia envolvidos no seu ciclo de vida, entre esses impactos pode-se citar os danos causados pela emissão de gases do efeito estufa, na biosfera (Ecotoxidade) e na saúde humana (Toxidade humana), como também o aumento do teor da acidez do solo, água e ar (Acidificação), entre outros. Assim, a partir do avanço nos estudos do Ciclo de Vida, foi surgindo a necessidade da quantificação dos efeitos no ambiente dos diversos materiais produzidos pelo homem, desde o berço (extração da matéria prima) até o túmulo (descarte do material). Para essa quantificação, surgiu uma técnica, baseada em resultados numéricos que refletem as categorias de impacto e aborda os pontos críticos no ciclo de vida do produto, que é a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). É uma ferramenta importante e multidisciplinar, pois abrange várias áreas do conhecimento. Entre os muitos casos práticos que foram estudados, pode-se exemplificar a comparação dos impactos ambientais causados pela utilização de embalagens de PET com relação às embalagens de alumínio utilizando a metodologia ACV. O estudo revelou que as embalagens de PET afetam de forma mais negativa o meio ambiente se comparadas às de alumínio, pois essas últimas possuem maior redução quantitativa de energia no consumo de recursos naturais, na emissão de poluentes atmosféricos e na geração de resíduos sólidos. Portanto, a técnica de ACV foi desenvolvida para verificar o impacto de produtos no meio ambiente, sendo regida pelas normas ISO 14040 da ABNT. A técnica ACV é utilizada por pesquisadores, para ampliar a base do conhecimento científico sobre os sistemas produtivos e suas relações com o meio ambiente, pela indústria para aumentar a eficiência em seus processos produtivos e pelo setor governamental para fomentar políticas públicas que respeitem o meio ambiente e também contribuir para práticas sustentáveis. O curso que está sendo proposto, pretende contribuir para a conscientização dos estudantes para o tema Ciclo de Vida dos materiais, e consta nas trilhas formativas do ensino médio, na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, quando trata das ‘propriedades específicas dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações e/ou propor soluções seguras e sustentáveis’ e também nas Habilidades da BNCC (EM13CNT307RS03), que trata de ‘Analisar e discutir as propriedades dos diferentes materiais naturais ou artificiais para identificar os diferentes contextos e demandas nos quais são aplicados, promovendo debates sobre sustentabilidade’. Portanto, é importante para qualquer pessoa, especialmente estudantes comprometidos com a sustentabilidade do planeta, inserir esse contexto de conhecimentos para num futuro contribuir com a sociedade em suas atividades profissionais como também ser um agente de iniciativas de práticas amigáveis com a natureza.
Áreas do conhecimento: 30101018 MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAO
Peso | Pontuação | Valor informado pelo candidato | Valor considerado pelo avaliador | |
---|---|---|---|---|
Avaliação do MOOC (1) |
1. Relevância social: cursos propostos com vistas à formação humana, cidadã e ética, nas áreas de conhecimento definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio (1 pontos) |
Não atende (0 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | Não Informado/Não Divulgado |
Avaliação do MOOC (1) |
1. Relevância social: cursos propostos com vistas à formação humana, cidadã e ética, nas áreas de conhecimento definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio (1 pontos) |
Atende parcialmente (0.25 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0.25 pontos |
Avaliação do MOOC (1) |
1. Relevância social: cursos propostos com vistas à formação humana, cidadã e ética, nas áreas de conhecimento definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio (1 pontos) |
Atende (0.5 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | Não Informado/Não Divulgado |
Avaliação do MOOC (1) |
1. Relevância social: cursos propostos com vistas à formação humana, cidadã e ética, nas áreas de conhecimento definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio (1 pontos) |
Atende e supera, em partes (0.75 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | Não Informado/Não Divulgado |
Avaliação do MOOC (1) |
1. Relevância social: cursos propostos com vistas à formação humana, cidadã e ética, nas áreas de conhecimento definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio (1 pontos) |
Atende e supera as expectativas (1 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1.00000 pontos |
Avaliação do MOOC (1) |
2. Adequação às especificidades de forma e conteúdo à Carga Horária do curso proposto. (1 pontos) |
Atende parcialmente (0.25 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0.25 pontos |
Avaliação do MOOC (1) |
2. Adequação às especificidades de forma e conteúdo à Carga Horária do curso proposto. (1 pontos) |
Atende (0.5 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0.5 pontos |
Avaliação do MOOC (1) |
2. Adequação às especificidades de forma e conteúdo à Carga Horária do curso proposto. (1 pontos) |
Atende e supera, em partes (0.75 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | Não Informado/Não Divulgado |
Avaliação do MOOC (1) |
2. Adequação às especificidades de forma e conteúdo à Carga Horária do curso proposto. (1 pontos) |
Atende e supera as expectativas (1 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1 pontos |
Avaliação do MOOC (1) |
3. Importância do curso para o processo ensino-aprendizagem do público para o qual se destina. (1 pontos) |
Não atende (0 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | Não Informado/Não Divulgado |
Avaliação do MOOC (1) |
3. Importância do curso para o processo ensino-aprendizagem do público para o qual se destina. (1 pontos) |
Atende parcialmente (0.25 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0.25 pontos |
Avaliação do MOOC (1) |
3. Importância do curso para o processo ensino-aprendizagem do público para o qual se destina. (1 pontos) |
Atende (0.5 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | Não Informado/Não Divulgado |
Avaliação do MOOC (1) |
3. Importância do curso para o processo ensino-aprendizagem do público para o qual se destina. (1 pontos) |
Atende e supera, em partes (0.75 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0.75 pontos |
Avaliação do MOOC (1) |
3. Importância do curso para o processo ensino-aprendizagem do público para o qual se destina. (1 pontos) |
Atende e supera as expectativas (1 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1 pontos |
Avaliação do MOOC (1) |
4. Metodologias utilizadas coerentes com o formato de cursos MOOCs. (1 pontos) |
Não atende (0 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | Não Informado/Não Divulgado |
Avaliação do MOOC (1) |
4. Metodologias utilizadas coerentes com o formato de cursos MOOCs. (1 pontos) |
Atende parcialmente (0.25 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0.25 pontos |
Avaliação do MOOC (1) |
4. Metodologias utilizadas coerentes com o formato de cursos MOOCs. (1 pontos) |
Atende (0.5 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0.5 pontos |
Avaliação do MOOC (1) |
4. Metodologias utilizadas coerentes com o formato de cursos MOOCs. (1 pontos) |
Atende e supera, em partes (0.75 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | Não Informado/Não Divulgado |
Avaliação do MOOC (1) |
4. Metodologias utilizadas coerentes com o formato de cursos MOOCs. (1 pontos) |
Atende e supera as expectativas (1 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1 pontos |
Avaliação do MOOC (1) |
5. Originalidade, inovação e criatividade. (1 pontos) |
Não atende (0 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | Não Informado/Não Divulgado |
Avaliação do MOOC (1) |
5. Originalidade, inovação e criatividade. (1 pontos) |
Atende parcialmente (0.25 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | Não Informado/Não Divulgado |
Avaliação do MOOC (1) |
5. Originalidade, inovação e criatividade. (1 pontos) |
Atende (0.5 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0.50000 pontos |
Avaliação do MOOC (1) |
5. Originalidade, inovação e criatividade. (1 pontos) |
Atende e supera, em partes (0.75 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | Não Informado/Não Divulgado |
Avaliação do MOOC (1) |
5. Originalidade, inovação e criatividade. (1 pontos) |
Atende e supera as expectativas (1 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1 pontos |
Avaliação do MOOC (1) |
6. Apresentação do projeto: o projeto está apresentado de forma elucidativa, tendo um desenvolvimento lógico, com coerência entre os módulos propostos. (1 pontos) |
Não atende (0 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | Não Informado/Não Divulgado |
Avaliação do MOOC (1) |
6. Apresentação do projeto: o projeto está apresentado de forma elucidativa, tendo um desenvolvimento lógico, com coerência entre os módulos propostos. (1 pontos) |
Atende parcialmente (0.25 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | Não Informado/Não Divulgado |
Avaliação do MOOC (1) |
6. Apresentação do projeto: o projeto está apresentado de forma elucidativa, tendo um desenvolvimento lógico, com coerência entre os módulos propostos. (1 pontos) |
Atende (0.5 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0.50000 pontos |
Avaliação do MOOC (1) |
6. Apresentação do projeto: o projeto está apresentado de forma elucidativa, tendo um desenvolvimento lógico, com coerência entre os módulos propostos. (1 pontos) |
Atende e supera, em partes (0.75 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | Não Informado/Não Divulgado |
Avaliação do MOOC (1) |
6. Apresentação do projeto: o projeto está apresentado de forma elucidativa, tendo um desenvolvimento lógico, com coerência entre os módulos propostos. (1 pontos) |
Atende e supera as expectativas (1 pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1 pontos |