Pontuação do Projeto
615b7732a81fe - Professor Conteudista/Lista Única
INTRODUÇÃO À TÉCNICAS CULINÁRIAS E AÇÕES SUSTENTÁVEIS NA COZINHA PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Carla Cristina Bauermann Brasil , Grazielle Castagna Weis , Simone de Castro Giacomelli , Thaís da Luz Fontoura Pinheiro
O ingresso de estudantes na universidade está frequentemente relacionado a mudanças negativas nos hábitos alimentares e ganho de peso entre os jovens. Usualmente em decorrência de barreiras como a ausência de habilidades e conhecimento culinários, falta de tempo e equipamentos de cozinha, bem como o acesso facilitado aos alimentos ultraprocessados, prontos para o consumo. Esse cenário revela o quão vulnerável pode ser a alimentação dos universitários, favorecendo o desenvolvimento de doenças e influenciando negativamente a qualidade de vida. Uma vez que estudos mostram que os hábitos alimentares adquiridos no decorrer da graduação permanecem na vida adulta, atividades de educação alimentar e nutricional com esse grupo mostram-se relevantes. Assim, as universidades e casas dos estudantes podem representar ambientes favoráveis para a promoção da saúde por meio de intervenções em alimentação, nutrição e sustentabilidade. O Ministério da Saúde, por meio do Guia Alimentar para a População Brasileira, ressalta a valorização da culinária como elemento promotor da alimentação saudável. As habilidades culinárias estão relacionadas com a confiança ou a capacidade para cozinhar, desde o planejamento dos cardápios e das compras até o preparo dos alimentos. A execução de procedimentos culinários adequados visa, além de uma boa apresentação e aceitação dos alimentos, a biodisponibilidade de nutrientes. Adicionalmente, a temática da sustentabilidade no âmbito dos sistemas alimentares, vem sendo discutida por diversos setores, visto que a culinária e a alimentação podem influenciar na economia e na preservação ambiental. Devido a importância de práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva de alimentos, verifica-se a necessidade de orientar os estudantes universitários sobre formas de reduzir o desperdício. Sob essa perspectiva, este projeto tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de habilidades culinárias dos acadêmicos universitários e a sustentabilidade na cozinha. No cenário atual, o desenvolvimento de habilidades culinárias e o incentivo ao consumo consciente e sustentável são relevantes para o estímulo ao autocuidado, à autonomia e a promoção de saúde nessa população. Além disso, o programa proposto poderá ser adaptado para outros públicos e outros locais, uma vez que o incentivo ao desenvolvimento de habilidades culinárias é importante em todas as etapas da vida, para resgatar o hábito de cozinhar e propiciar práticas alimentares mais saudáveis, seguras e sustentáveis.
Áreas do conhecimento: 40000001 CIENCIAS DA SAUDE
Peso | Pontuação | Valor informado pelo candidato | Valor considerado pelo avaliador | |
---|---|---|---|---|
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Produto a ser desenvolvido (2 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0 Pontos. |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Público-alvo (1 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0 Pontos. |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Resumo (1 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0 Pontos. |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Objetivo (1.5 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0 Pontos. |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Metodologia de desenvolvimento (1.5 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0 Pontos. |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Cronograma para o desenvolvimento do produto (2 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0 Pontos. |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Resultados esperados (1 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.1 Graduação na área do projeto (30 Pontos) |
5 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.2 Graduação em Outras Áreas (30 Pontos) |
3 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.3 Mestrado na área do projeto (30 Pontos) |
10 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.4 Mestrado em Outras Áreas (28 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.5 Doutorado na área do projeto (30 Pontos) |
15 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.6 Doutorado em Outras Áreas (30 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE (20 Pontos) |
2.1 Docência no ensino superior na UFSM, presencial ou a distância. (20 Pontos) |
20 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE (20 Pontos) |
2.2 Docência no ensino superior presencial ou a distância, em outras instituições de ensino superior (20 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE (20 Pontos) |
2.3 Experiência como tutor UAB (20 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.1 Curso ou disciplinas a distância ministrados (50 Pontos) |
16 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.2 Curso ou disciplinas a distância desenvolvidos ou editados (50 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.3 Vídeos ou animações produzidos ou editados (50 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.4 Episódios de podcasts produzidos ou editados (50 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.5 E-books produzidos ou editados (50 Pontos) |
14 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.6 Jogos digitais educacionais (50 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.7 Outros materiais digitais produzidos ou editados (2 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos. |