Pontuação do Projeto

615b7732a81fe - Professor Conteudista/Lista Única

INTRODUÇÃO À TÉCNICAS CULINÁRIAS E AÇÕES SUSTENTÁVEIS NA COZINHA PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Carla Cristina Bauermann Brasil , Grazielle Castagna Weis , Simone de Castro Giacomelli , Thaís da Luz Fontoura Pinheiro

O ingresso de estudantes na universidade está frequentemente relacionado a mudanças negativas nos hábitos alimentares e ganho de peso entre os jovens. Usualmente em decorrência de barreiras como a ausência de habilidades e conhecimento culinários, falta de tempo e equipamentos de cozinha, bem como o acesso facilitado aos alimentos ultraprocessados, prontos para o consumo. Esse cenário revela o quão vulnerável pode ser a alimentação dos universitários, favorecendo o desenvolvimento de doenças e influenciando negativamente a qualidade de vida. Uma vez que estudos mostram que os hábitos alimentares adquiridos no decorrer da graduação permanecem na vida adulta, atividades de educação alimentar e nutricional com esse grupo mostram-se relevantes. Assim, as universidades e casas dos estudantes podem representar ambientes favoráveis para a promoção da saúde por meio de intervenções em alimentação, nutrição e sustentabilidade. O Ministério da Saúde, por meio do Guia Alimentar para a População Brasileira, ressalta a valorização da culinária como elemento promotor da alimentação saudável. As habilidades culinárias estão relacionadas com a confiança ou a capacidade para cozinhar, desde o planejamento dos cardápios e das compras até o preparo dos alimentos. A execução de procedimentos culinários adequados visa, além de uma boa apresentação e aceitação dos alimentos, a biodisponibilidade de nutrientes. Adicionalmente, a temática da sustentabilidade no âmbito dos sistemas alimentares, vem sendo discutida por diversos setores, visto que a culinária e a alimentação podem influenciar na economia e na preservação ambiental. Devido a importância de práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva de alimentos, verifica-se a necessidade de orientar os estudantes universitários sobre formas de reduzir o desperdício. Sob essa perspectiva, este projeto tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de habilidades culinárias dos acadêmicos universitários e a sustentabilidade na cozinha. No cenário atual, o desenvolvimento de habilidades culinárias e o incentivo ao consumo consciente e sustentável são relevantes para o estímulo ao autocuidado, à autonomia e a promoção de saúde nessa população. Além disso, o programa proposto poderá ser adaptado para outros públicos e outros locais, uma vez que o incentivo ao desenvolvimento de habilidades culinárias é importante em todas as etapas da vida, para resgatar o hábito de cozinhar e propiciar práticas alimentares mais saudáveis, seguras e sustentáveis.

Áreas do conhecimento: 40000001 CIENCIAS DA SAUDE

Peso Pontuação Valor informado pelo candidato Valor considerado pelo avaliador
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Produto a ser desenvolvido

(2 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 0 Pontos.
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Público-alvo

(1 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 0 Pontos.
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Resumo

(1 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 0 Pontos.
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Objetivo

(1.5 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 0 Pontos.
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Metodologia de desenvolvimento

(1.5 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 0 Pontos.
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Cronograma para o desenvolvimento do produto

(2 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 0 Pontos.
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Resultados esperados

(1 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.1 Graduação na área do projeto

(30 Pontos)
5 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.2 Graduação em Outras Áreas

(30 Pontos)
3 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.3 Mestrado na área do projeto

(30 Pontos)
10 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.4 Mestrado em Outras Áreas

(28 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.5 Doutorado na área do projeto

(30 Pontos)
15 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.6 Doutorado em Outras Áreas

(30 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE

(20 Pontos)
2.1 Docência no ensino superior na UFSM, presencial ou a distância.

(20 Pontos)
20 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE

(20 Pontos)
2.2 Docência no ensino superior presencial ou a distância, em outras instituições de ensino superior

(20 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE

(20 Pontos)
2.3 Experiência como tutor UAB

(20 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.1 Curso ou disciplinas a distância ministrados

(50 Pontos)
16 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.2 Curso ou disciplinas a distância desenvolvidos ou editados

(50 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.3 Vídeos ou animações produzidos ou editados

(50 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.4 Episódios de podcasts produzidos ou editados

(50 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.5 E-books produzidos ou editados

(50 Pontos)
14 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.6 Jogos digitais educacionais

(50 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.7 Outros materiais digitais produzidos ou editados

(2 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos.