Pontuação do Projeto
615b73ff1233a - Professor Conteudista/Lista Única
E-Pub sobre Educação das Relações Étnico-Raciais e a Formação Científica
Carolina Cavalcanti do Nascimento , Carolina Cavalcanti do Nascimento
Os Estudos Críticos da Branquitude surgiram com o objetivo de problematizar e analisar criticamente o lugar de vantagem e privilégio ocupado pelas pessoas brancas e pela identidade branca em sociedades racializadas. Entende-se que, por um lado, o racismo discrimina, exclui, oprime, violenta e mata pessoas negras e indígenas e, por outro, a branquitude opera e garante às pessoas brancas privilégios simbólicos e materiais, considerando a ideia de raça como determinadora para a classificação e hierarquização de sujeitos. No Brasil, apesar dos Estudos Críticos da Branquitude se apresentar enquanto perspectiva científica acerca do debate sobre as relações étnico-raciais – especialmente no campos da Psicologia Social, Sociologia, Antropologia e Educação (BENTO, 2002, 2014; SCHUCMAN, 2012, 2018; CARDOSO, 2017, 2018, 2020; COROSSACZ, 2009, 2014; LABORNE, 2014, 2017) – o termo “branquitude”, bem como sua compreensão e agência nas relações raciais, vem ganhando notoriedade em espaços não acadêmicos e se tornando profundamente relevante para que a sociedade, de modo geral, ressignifique a responsabilidade dos sujeitos brancos na manutenção do racismo e, ao mesmo tempo, na luta antirracista. A partir desta perspectiva, torna-se fundamental que materiais acadêmicos e não acadêmicos possam se articular em termos de linguagem e comunicabilidade acerca de um tema que diz respeito a todos, garantindo democratização e igualdade de acesso à ciência, informação e cultura para diferentes grupos sociais. Este projeto visa produzir um recurso educacional digital, no formato e-Pub, capaz de reunir produções intelectuais e culturais sobre o papel histórico e atual da branquitude no campo científico, bem como para formação social e política do País. A proposta surge como uma estratégia para transformar a tese de doutorado “Educação das Relações Étnico-Raciais: branquitude e educação das ciências” (NASCIMENTO, 2020), defendida pela coordenadora proponente no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, na Universidade Federal de Santa Catarina, em um material de linguagem e formato acessíveis, ampliando e dinamizando a forma e o conteúdo apresentados pelo trabalho acadêmico. Além da tese, entre os materiais a serem utilizados na elaboração do e-Pub, estão: links e/ou textos científicos e de opinião, notícias publicadas em jornais e sites, conteúdo de lives, entrevistas, vídeos e documentários, assim como produções culturais que contribuam para problematizar e discutir o tema, considerando a gratuidade dos materiais e as licenças de uso das propriedades intelectuais e artísticas disponibilizadas. Para além da elaboração do e-Pub, os objetivos do projeto podem ser ampliados para a construção e execução de cursos de formação voltados para diferentes públicos, produção materiais didáticos e ações pedagógicas que articulem pesquisa, ensino e extensão, com foco nas relações étnico-raciais, em conformidade com o Parecer CNE/CEB nº 2/2007, relativo à abrangência das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Áreas do conhecimento: 70000000 CIENCIAS HUMANAS
Peso | Pontuação | Valor informado pelo candidato | Valor considerado pelo avaliador | |
---|---|---|---|---|
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Produto a ser desenvolvido (2 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1.5 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Público-alvo (1 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0.5 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Resumo (1 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Objetivo (1.5 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Metodologia de desenvolvimento (1.5 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1.5 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Cronograma para o desenvolvimento do produto (2 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 2 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Resultados esperados (1 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1 Pontos |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.1 Graduação na área do projeto (30 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.2 Graduação em Outras Áreas (30 Pontos) |
3 Pontos | 3 Pontos |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.3 Mestrado na área do projeto (30 Pontos) |
10 Pontos | 10 Pontos |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.4 Mestrado em Outras Áreas (28 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.5 Doutorado na área do projeto (30 Pontos) |
15 Pontos | 15 Pontos |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.6 Doutorado em Outras Áreas (30 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE (20 Pontos) |
2.1 Docência no ensino superior na UFSM, presencial ou a distância. (20 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE (20 Pontos) |
2.2 Docência no ensino superior presencial ou a distância, em outras instituições de ensino superior (20 Pontos) |
12 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE (20 Pontos) |
2.3 Experiência como tutor UAB (20 Pontos) |
4 Pontos | 4 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.1 Curso ou disciplinas a distância ministrados (50 Pontos) |
2 Pontos | 2 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.2 Curso ou disciplinas a distância desenvolvidos ou editados (50 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.3 Vídeos ou animações produzidos ou editados (50 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.4 Episódios de podcasts produzidos ou editados (50 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.5 E-books produzidos ou editados (50 Pontos) |
2 Pontos | 2 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.6 Jogos digitais educacionais (50 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.7 Outros materiais digitais produzidos ou editados (2 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |