Pontuação do Projeto

615aff6cbd178 - Professor Conteudista/Lista Única

Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos (REA) para o Curso de Licenciatura em Educação Indígena - EAD da UFSM: E-books e série de episódios de Podcast para a comunidade Kaingang.

Ricardo Tombesi Macedo , Melina de Souza Mota , Valdecir José dos Santos

O presente projeto tem como objetivo geral produzir materiais didáticos digitais com REA para o Curso de Licenciatura em Educação Indígena - EAD da UFSM. Em razão dos meios e dos fins da proposta, a área do projeto é Sistemas de Informação (Ciência da Computação), inter-relacionada com as áreas de Teoria da Comunicação (Comunicação) e Extensão Rural (Agronomia), no contexto maior das quatro grandes áreas de enfoque do Curso para a etnia Kaingang, a saber: Línguas e Linguagens; Orientação, Supervisão e Gestão Escolar; Ciências da Natureza e Ambiente; e Ciências Humanas e Territoriais. O Curso objeto da proposta foi elaborado em um contexto social em que a luta de lideranças e professores indígenas por uma educação indígena específica, diferenciada e de qualidade, que atravessa décadas, se constitui como um novo período de afirmação e autodeterminação desses povos na construção de uma sociedade plural, baseada no respeito às diferenças. A Licenciatura em Educação Indígena - EAD iniciou suas atividades na UFSM em junho de 2019 com alunos da etnia Kaingang matriculados em quatro Polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no noroeste gaúcho, a saber: Palmeira das Missões, Três Passos, Constantina e Tapejara, com o objetivo de possibilitar a formação crítica e habilitação qualificada do profissional indígena Kaingang para atuação, prioritariamente, nas escolas de Ensino Fundamental e Médio das comunidades indígenas, com enfoque nas quatro grandes áreas mencionadas. Neste contexto socio-institucional, e a partir das experiências acadêmicas com esses alunos, em sala de aula e em suas aldeias, os proponentes deste projeto, todos docentes do Curso, ao tempo em que observam que a troca de conhecimentos e culturas tem se mostrado muito rica e próspera, identificam que a construção e a execução dessa graduação tem se desvelado um grande desafio aos professores e alunos. Isso porque há uma carência de materiais didáticos para atender às comunidades indígenas em seus processos de ensino e aprendizagem -ainda maior em formato digital, levando-se em conta a modalidade de ensino do Curso, a distância, e o público-alvo dele, a etnia Kaingang. Não obstante os esforços do Ministério da Educação (MEC) realizados para conceber livros didáticos para as escolas indígenas, inclusive empregando recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), o conteúdo dessas obras, enviadas em formato físico às bibliotecas dessas comunidades, ainda se apresenta desfocado do cotidiano indígena em suas diferenças, sem contextualização específica de suas vivências e ambiente de trabalho na comunidade -restringindo-se, ademais, à linguagem escrita. Neste aspecto em especial, considerando que, nas comunidades indígenas, o passado é preservado, principalmente, através dos relatos dos anciães, evocados e recriados permanentemente, transmitidos, de geração em geração, através da fala desses ‘guardiões da memória’, o emprego da oralidade nos processos de ensino e de aprendizagem indígena é fundamental. À luz disso, e considerando: 1) a importância social, ambiental, econômica, política, cultural e educacional desse cotidiano próprio de vida e de trabalho indígena, contextualizado especificamente no que diz respeito à oralidade no ensino e na aprendizagem; e 2) a construção da Licenciatura em Educação Indígena - EAD, iniciada em junho de 2019, estar em andamento desde então, entende-se como necessidade pedagógica institucional a produção de materiais didáticos digitais com REA para a Licenciatura em Educação Indígena - EAD de conteúdo focado no cotidiano Kaingang e que observe as características da oralidade dessa comunidade. A execução do presente projeto é justificada pela carência de obras digitais que atendam à demanda institucional de materiais didáticos para a educação indígena diferenciada e de qualidade em linguagem visual e sonora para a especificidade dos alunos indígenas da etnia Kaingang da graduação da UFSM na modalidade a distância e, por extensão, para os demais alunos Kaingang da graduação e pós-graduação da Universidade, para os professores Kaingang das escolas de Ensino Fundamental e Médio de suas comunidades e para a comunidade Kaingang externa em geral. Os E-books serão elaborados para atender a particularidades específicas da educação indígena e, além dos conteúdos propriamente dito, serão propostas atividades adaptadas para a cultura da etnia Kaingang. A série de Podcast terá episódios produzidos para cada capítulo dos E-books e contribuirá para atender a aspectos da cultura da oralidade presente nas comunidades indígenas. Em suas produções buscar-se-á estimular a participação dos alunos da Licenciatura em Educação Indígena - EAD.

Áreas do conhecimento: 10300007 CIENCIA DA COMPUTACAO ,10303049 SISTEMAS DE INFORMACAO

Peso Pontuação Valor informado pelo candidato Valor considerado pelo avaliador
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Produto a ser desenvolvido

(2 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 2 Pontos
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Público-alvo

(1 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 1 Pontos
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Resumo

(1 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 1 Pontos
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Objetivo

(1.5 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 1.5 Pontos
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Metodologia de desenvolvimento

(1.5 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 1.5 Pontos
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Cronograma para o desenvolvimento do produto

(2 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 2 Pontos
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Resultados esperados

(1 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 1 Pontos
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.1 Graduação na área do projeto

(30 Pontos)
5 Pontos 5 Pontos
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.2 Graduação em Outras Áreas

(30 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.3 Mestrado na área do projeto

(30 Pontos)
10 Pontos 10 Pontos
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.4 Mestrado em Outras Áreas

(28 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.5 Doutorado na área do projeto

(30 Pontos)
15 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.6 Doutorado em Outras Áreas

(30 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos
Títulos

(0.3)
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE

(20 Pontos)
2.1 Docência no ensino superior na UFSM, presencial ou a distância.

(20 Pontos)
12 Pontos 20 Pontos
Títulos

(0.3)
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE

(20 Pontos)
2.2 Docência no ensino superior presencial ou a distância, em outras instituições de ensino superior

(20 Pontos)
2 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE

(20 Pontos)
2.3 Experiência como tutor UAB

(20 Pontos)
2 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.1 Curso ou disciplinas a distância ministrados

(50 Pontos)
14 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.2 Curso ou disciplinas a distância desenvolvidos ou editados

(50 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.3 Vídeos ou animações produzidos ou editados

(50 Pontos)
20 Pontos 20 Pontos
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.4 Episódios de podcasts produzidos ou editados

(50 Pontos)
17 Pontos 17 Pontos
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.5 E-books produzidos ou editados

(50 Pontos)
8 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.6 Jogos digitais educacionais

(50 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos.
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.7 Outros materiais digitais produzidos ou editados

(2 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos