Pontuação do Projeto

615a2b5816c6d - Professor Conteudista/Lista Única

DESVENDANDO OS ESPORTES CONTEMPORÂNEOS: TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA TRANSFORMADORA ATUAL

Luiz Fernando Cuozzo Lemos , Evanice Avelino de Souza , Mateus Corrêa Silveira , Franciele Marques Pivetta

Atualmente, a Educação Física está cada vez mais distante do modelo conhecido como tradicional. As práticas transcendem, por demais, os espaços de quadras e campos esportivos, sem renegá-los (BERTINI JUNIOR e TASSONI, 2013). Nesse sentido, os próprios Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 inovaram trazendo várias modalidades atuais ao evento, ampliando assim, o olhar dos jovens para o esporte (OLIC, 2014). No mesmo caminho, os cursos superiores de Educação Física da UFSM, tanto a licenciatura quanto o bacharelado, estão em constante reformulação de seus currículos, buscando manter o ensino em consonância com as demandas da sociedade atual e dinâmica na qual vivemos. Um exemplo de temática que hoje é contemplado nas graduações são as Atividades Físicas de Aventura na Natureza (AFAN), ou seja, qualquer prática que desperte o instinto aventureiro e que tenha uma ligação profunda com o meio natural, representando uma atividade de diversão em seu tempo livre, tendo o corpo não como meio, mas como um fim em si mesmo, por ser o portador de emoções e sensações vivenciadas (BETRÁN, 19995). No entanto, muitas vezes, o dinamismo prático da sociedade não se desenvolve na mesma velocidade do teórico. Em outras palavras, o fenômeno dos esportes contemporâneos está acontecendo, mas ainda é pouco disseminado em livros e cartilhas pedagógicas. Sabendo dessa lacuna bibliográfica, recentemente, o coordenador proponente deste projeto lançou duas cartilhas (e-books) abordando modalidades esportivas atuais, sendo elas: Handbeach (LEMOS, AIRES e MAZZARDO, 2019) e Canoagem (LEMOS et al., no prelo 2021). Tais publicações são materiais importantes na construção do arcabouço teórico e pedagógico da Educação Física contemporânea. Por outro lado, existem inúmeras modalidades e práticas corporais atuais que ocorrem baseadas apenas no senso comum. Assim, o objetivo do presente projeto é desenvolver uma série de e-books sobre os esportes contemporâneos e AFANs, revisando e oportunizando o desenvolvimento correto e seguro das modalidades nos ambientes escolares e universitários. Este projeto é ainda justificado por abarcar na educação os temas transversais, em especial relacionados à preservação do meio ambiente, seguir os objetivos estratégicos da UFSM: Internacionalização; Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica; Inclusão social; Inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia; Desenvolvimento local, regional e nacional; e Gestão ambiental.

Áreas do conhecimento: 40900002 EDUCACAO FISICA

Peso Pontuação Valor informado pelo candidato Valor considerado pelo avaliador
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Produto a ser desenvolvido

(2 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 2 Pontos
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Público-alvo

(1 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 1 Pontos
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Resumo

(1 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 1 Pontos
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Objetivo

(1.5 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 1.5 Pontos
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Metodologia de desenvolvimento

(1.5 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 1.5 Pontos
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Cronograma para o desenvolvimento do produto

(2 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 2 Pontos
Projeto

(7)
PROJETO

(10 Pontos)
PROJETO - Resultados esperados

(1 Pontos)
Não Informado/Não Divulgado 1 Pontos
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.1 Graduação na área do projeto

(30 Pontos)
5 Pontos 5 Pontos
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.2 Graduação em Outras Áreas

(30 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.3 Mestrado na área do projeto

(30 Pontos)
10 Pontos 10 Pontos
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.4 Mestrado em Outras Áreas

(28 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.5 Doutorado na área do projeto

(30 Pontos)
15 Pontos 15 Pontos
Títulos

(0.3)
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA)

(30 Pontos)
1.6 Doutorado em Outras Áreas

(30 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos
Títulos

(0.3)
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE

(20 Pontos)
2.1 Docência no ensino superior na UFSM, presencial ou a distância.

(20 Pontos)
16 Pontos 16 Pontos
Títulos

(0.3)
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE

(20 Pontos)
2.2 Docência no ensino superior presencial ou a distância, em outras instituições de ensino superior

(20 Pontos)
4 Pontos 4 Pontos
Títulos

(0.3)
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE

(20 Pontos)
2.3 Experiência como tutor UAB

(20 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.1 Curso ou disciplinas a distância ministrados

(50 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.2 Curso ou disciplinas a distância desenvolvidos ou editados

(50 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.3 Vídeos ou animações produzidos ou editados

(50 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.4 Episódios de podcasts produzidos ou editados

(50 Pontos)
50 Pontos 50 Pontos
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.5 E-books produzidos ou editados

(50 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.6 Jogos digitais educacionais

(50 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos
Títulos

(0.3)
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS

(50 Pontos)
3.7 Outros materiais digitais produzidos ou editados

(2 Pontos)
0 Pontos 0 Pontos