Pontuação do Projeto
615a2b5816c6d - Professor Conteudista/Lista Única
DESVENDANDO OS ESPORTES CONTEMPORÂNEOS: TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA TRANSFORMADORA ATUAL
Luiz Fernando Cuozzo Lemos , Evanice Avelino de Souza , Mateus Corrêa Silveira , Franciele Marques Pivetta
Atualmente, a Educação Física está cada vez mais distante do modelo conhecido como tradicional. As práticas transcendem, por demais, os espaços de quadras e campos esportivos, sem renegá-los (BERTINI JUNIOR e TASSONI, 2013).
Nesse sentido, os próprios Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 inovaram trazendo várias modalidades atuais ao evento, ampliando assim, o olhar dos jovens para o esporte (OLIC, 2014).
No mesmo caminho, os cursos superiores de Educação Física da UFSM, tanto a licenciatura quanto o bacharelado, estão em constante reformulação de seus currículos, buscando manter o ensino em consonância com as demandas da sociedade atual e dinâmica na qual vivemos. Um exemplo de temática que hoje é contemplado nas graduações são as Atividades Físicas de Aventura na Natureza (AFAN), ou seja, qualquer prática que desperte o instinto aventureiro e que tenha uma ligação profunda com o meio natural, representando uma atividade de diversão em seu tempo livre, tendo o corpo não como meio, mas como um fim em si mesmo, por ser o portador de emoções e sensações vivenciadas (BETRÁN, 19995).
No entanto, muitas vezes, o dinamismo prático da sociedade não se desenvolve na mesma velocidade do teórico. Em outras palavras, o fenômeno dos esportes contemporâneos está acontecendo, mas ainda é pouco disseminado em livros e cartilhas pedagógicas. Sabendo dessa lacuna bibliográfica, recentemente, o coordenador proponente deste projeto lançou duas cartilhas (e-books) abordando modalidades esportivas atuais, sendo elas: Handbeach (LEMOS, AIRES e MAZZARDO, 2019) e Canoagem (LEMOS et al., no prelo 2021). Tais publicações são materiais importantes na construção do arcabouço teórico e pedagógico da Educação Física contemporânea.
Por outro lado, existem inúmeras modalidades e práticas corporais atuais que ocorrem baseadas apenas no senso comum. Assim, o objetivo do presente projeto é desenvolver uma série de e-books sobre os esportes contemporâneos e AFANs, revisando e oportunizando o desenvolvimento correto e seguro das modalidades nos ambientes escolares e universitários.
Este projeto é ainda justificado por abarcar na educação os temas transversais, em especial relacionados à preservação do meio ambiente, seguir os objetivos estratégicos da UFSM: Internacionalização; Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica; Inclusão social; Inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia; Desenvolvimento local, regional e nacional; e Gestão ambiental.
Áreas do conhecimento: 40900002 EDUCACAO FISICA
Peso | Pontuação | Valor informado pelo candidato | Valor considerado pelo avaliador | |
---|---|---|---|---|
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Produto a ser desenvolvido (2 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 2 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Público-alvo (1 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Resumo (1 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Objetivo (1.5 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1.5 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Metodologia de desenvolvimento (1.5 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1.5 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Cronograma para o desenvolvimento do produto (2 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 2 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Resultados esperados (1 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1 Pontos |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.1 Graduação na área do projeto (30 Pontos) |
5 Pontos | 5 Pontos |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.2 Graduação em Outras Áreas (30 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.3 Mestrado na área do projeto (30 Pontos) |
10 Pontos | 10 Pontos |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.4 Mestrado em Outras Áreas (28 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.5 Doutorado na área do projeto (30 Pontos) |
15 Pontos | 15 Pontos |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.6 Doutorado em Outras Áreas (30 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE (20 Pontos) |
2.1 Docência no ensino superior na UFSM, presencial ou a distância. (20 Pontos) |
16 Pontos | 16 Pontos |
Títulos (0.3) |
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE (20 Pontos) |
2.2 Docência no ensino superior presencial ou a distância, em outras instituições de ensino superior (20 Pontos) |
4 Pontos | 4 Pontos |
Títulos (0.3) |
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE (20 Pontos) |
2.3 Experiência como tutor UAB (20 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.1 Curso ou disciplinas a distância ministrados (50 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.2 Curso ou disciplinas a distância desenvolvidos ou editados (50 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.3 Vídeos ou animações produzidos ou editados (50 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.4 Episódios de podcasts produzidos ou editados (50 Pontos) |
50 Pontos | 50 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.5 E-books produzidos ou editados (50 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.6 Jogos digitais educacionais (50 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.7 Outros materiais digitais produzidos ou editados (2 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |