Pontuação do Projeto
61424b744b4a2 - Professor Conteudista/Lista Única
Atuação profissional na perspectiva da Saúde Coletiva
Alexandra Bulgarelli do Nascimento , Alexandra Bulgarelli do Nascimento
A gestão municipal e a atenção primária à saúde têm papel fundamental na identificação das necessidades e vulnerabilidades da população adstrita a um território (Souza, & Botazzo, 2013), já que o processo de mapeamento das necessidades e vulnerabilidades almeja contribuir para o acesso equitativo ao Sistema Único de Saúde (SUS) (Nunes et al., 2014), o que significa potencializar a resolubilidade do sistema de saúde, por meio da alocação eficiente de recursos.
Para responder às necessidades em saúde, é imprescindível superar o rastreamento das doenças – como preconizado pela Epidemiologia Clássica ao classificar as pessoas em grupos de risco – sendo assim obrigatório, considerar os modos de produção e reprodução social que explicitam vulnerabilidades, que influenciam a condição de saúde de grupos sociais específicos, da onde emergem os pressupostos da Epidemiologia Crítica e da Saúde Coletiva (Kalichman, & Ayres, 2016; Nascimento, & Egry, 2017).
Essa forma ampliada de compreender o processo de saúde se contrapõe ao modelo de pensamento hegemônico, de natureza biomédica, centrado no manejo de doenças e agravos de forma descontextualizada (Souza, & Botazzo, 2013).
É visível a limitação na superação de realidades degradantes no modelo biomédico, já que o modelo assistencial centrado na doença não oportuniza a mudança de contexto de vida, reforçando e reproduzindo as vulnerabilidades de grupos sociais específicos e, consequentemente, perpetuando as desigualdades sociais e reduzida resolubilidade do sistema de saúde, destituída da leitura do conceito de saúde como fenômeno social (Kalichman, & Ayres, 2016; Souza, & Botazzo, 2013).
Diante da potencialidade deste tema para a superação das formas de intervenção que pouco respondem às necessidades em saúde e, em especial, de grupos sociais vulneráveis (Norman, & Tesser, 2014), esse projeto tem o objetivo de potencializar a qualificação de profissionais, a fim de que se utilizem dos pressupostos da Saúde Coletiva, como meio para o desenvolvimento de práticas alinhadas à concepção do processo de saúde socialmente determinado.
Áreas do conhecimento: 40600009 SAUDE COLETIVA
Peso | Pontuação | Valor informado pelo candidato | Valor considerado pelo avaliador | |
---|---|---|---|---|
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Produto a ser desenvolvido (2 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0.5 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Público-alvo (1 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0.5 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Resumo (1 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Objetivo (1.5 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0.5 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Metodologia de desenvolvimento (1.5 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1.5 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Cronograma para o desenvolvimento do produto (2 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 1.5 Pontos |
Projeto (7) |
PROJETO (10 Pontos) |
PROJETO - Resultados esperados (1 Pontos) |
Não Informado/Não Divulgado | 0.5 Pontos |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.1 Graduação na área do projeto (30 Pontos) |
5 Pontos | 5 Pontos |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.2 Graduação em Outras Áreas (30 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.3 Mestrado na área do projeto (30 Pontos) |
10 Pontos | 10 Pontos |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.4 Mestrado em Outras Áreas (28 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.5 Doutorado na área do projeto (30 Pontos) |
15 Pontos | 15 Pontos |
Títulos (0.3) |
1. TITULAÇÃO (FORMAÇÃO ACADÊMICA) (30 Pontos) |
1.6 Doutorado em Outras Áreas (30 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE (20 Pontos) |
2.1 Docência no ensino superior na UFSM, presencial ou a distância. (20 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE (20 Pontos) |
2.2 Docência no ensino superior presencial ou a distância, em outras instituições de ensino superior (20 Pontos) |
20 Pontos | 20 Pontos |
Títulos (0.3) |
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE (20 Pontos) |
2.3 Experiência como tutor UAB (20 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.1 Curso ou disciplinas a distância ministrados (50 Pontos) |
2 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.2 Curso ou disciplinas a distância desenvolvidos ou editados (50 Pontos) |
4 Pontos | 4 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.3 Vídeos ou animações produzidos ou editados (50 Pontos) |
2 Pontos | 2 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.4 Episódios de podcasts produzidos ou editados (50 Pontos) |
2 Pontos | 0 Pontos. |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.5 E-books produzidos ou editados (50 Pontos) |
30 Pontos | 30 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.6 Jogos digitais educacionais (50 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos |
Títulos (0.3) |
3. PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS (50 Pontos) |
3.7 Outros materiais digitais produzidos ou editados (2 Pontos) |
0 Pontos | 0 Pontos. |